quinta-feira, 19 de abril de 2018

POEMAS EM HOMENAGEM A VITORIA DO MEARIM

Vitória do Mearim, homenagem ao seu aniversário de emancipação 

Sobe naquela árvore
Olha distante
Vê se avista aquela terra
Molhada de lembranças
Das mangueiras do Felisberto
E diz ao meu coração
Que tu vês as cenas
E cada foto
Das mangas
E sais
E tempero seco
Torrado
Socado
Debaixo dos Tamarindeiros
Pitombeiras e azeitoneiras

Depois
Olha para o lado
Vê se avista também
As águas do mearim
Descendo rio abaixo
E diz ao meu coracao
Se ainda estampa cada nado
Cada banho
E remada
Nas canoas
De Domingos e festas
Nas ondas dos garités

Sobe alto
Olha distante
Cada figura
Abraça os amigos da minha juventude
Fotografa cada esquina
Os bloquetes por mim pisados
Amassados
Passados
Pedalados
E sorridos

Vê se olha, também
Cada Beijo cuspido
Nos amores que deixei
Nas esquinas
No beco do padre
No canto escuro
Na rampa
E nos bancos da matriz

Susurra alto
Um dobrado chorado
Para se fazer ouvir
As quadrilhas
Os festejos
O cheiro dos lindos setembros
No coreto de Nazaré

Agora desce
Antes, dá adeus à pororoca
Aos camapuns nas capoeiras
Às coivaras
Às pipas de cerois
Perdidas nas lanceadas
Das tardes quentes
Aos urubus, por que não?
Às graúnas nos juncos da Cotia
Gralhando ao meio dia

Não esquece de acenar
À multidão
No desfile
Fotografar a baliza
Puxar a barba da velha
E acompanhar a procissão

Não se esqueça de dizer
A essa cidade
A minha cidade maravilhosa
Do meu amor
Da minha paixão
Do orgulho
De ser nascido nesse chão
De ter vivido o amor
Em cada canto desse torrão.

Texto de @⁨Francisco Dutra⁩
--------------
Francisco Dutra
Natural de Vitória do Mearim, Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, Contador e Formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão.
Mudou-se para São Luís no final da década de 90, onde reside atualmente.
........................














....................................................


MINHA TERRA, MINHA VITÓRIA

Fui menino nessas terras;
No Rio e campos, nas serras,
Vivi grandes emoções!...
Cresci brincando e sorrindo;
Gozei de amor, tão infindo;
Tive tão belas paixões!...

Cada canto da cidade
Me traz profunda saudade
Dos meus dourados momentos!...
Esta terra está em meu peito,
Por ela tenho respeito,
Belos e bons sentimentos!

O Rio é meu companheiro,
É como irmão verdadeiro,
É fonte de inspiração!
É brilho nesta minh’alma;
Nele desfruto de calma
E viajo na sua amplidão!

Seu povo e toda sua gente
São como um lar tão contente,
Desfrutam felicidades:
Dizem "sim" perante a vida,
Fazem-na bela e vivida,
Vencem as dificuldades.

É uma terra hospitaleira,
De gente tão verdadeira,
E um povo tão educado.
Aqui qualquer visitante
Tem um ar aconchegante
E sente-se bem amado.

Terra de encantos, de história,
Ó minha linda Vitória,
Estás em meu coração!
Amo-te assim tão profundo,
O maior amor do mundo
Tão repleto de emoção!

Suas matas são verdejantes,
Suas palmeiras, gigantes,
Seu ar é puro e faz bem!
Aqui a vida é só festa,
E o belo se manifesta
Em tudo, e tudo convém!

Nesse teu aniversário
O povo é o estatuário
Dessa tão grande alegria!
Viverás, minha Vitória,
Acima de qualquer glória,
Com uma intensa energia!
..............................................


César Oliveira














Texto de César Oliveira

CÉSAR OLIVEIRA é formado em Direito, escritor e autor de salmos evangélicos, artigos literários, jurídicos e filosóficos.



(Esta poesia foi a vencedora do concurso de poesia organizado pela Prefeitura Municipal de Vitória do Mearim, em 19 de abril de 2008, em comemoração ao aniversário do município).



4 comentários:

  1. Belíssimo poema, Francisco. Só nos faz recordar os bons tempos da infância. Em cada estrofe uma saudade!!

    ResponderExcluir
  2. Primo uma homenagem lindíssima você é sensacional.

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo essa homenagem a nossa linda Vitória do Mearim,sinto muita saudade dela e tudo que foi falado no poema eu fiz.

    ResponderExcluir

A VIAGEM INCONCLUSA, REMEMORADA 30 ANOS DEPOIS

  Na estrada, a morte súbita do prefeito Jorge Moisés ao anoitecer. As consequências políticas do fato histórico vitoriense. Por Washington...