Em menos de um ano a AVL perdeu 4 dos seus acadêmicos. Em meio a crises (esta de 2018 foi a segunda) entre alguns membros, que deixaram a instituição, ainda enfrentamos a dor, a tristeza e o luto pelo falecimento de confrades queridos. Por isso é tão importante o fortalecimento cada vez maior da AVL e o espírito de fraternidade e solidariedade entre os seus membros. A AVL é a mais importante entidade cultural que desde a sua fundação, em 2002, realiza trabalhos relevantes em prol da cultura, das letras e da história dos dois municípios irmãos, apesar da imensa dificuldade que tem em atuar tendo em vista que seus membros moram em locais distantes ou tem outros afazeres profissionais - e até mesmo a limitação da idade e de saúde que os impedem de estar presentes às reuniões e sessões - como é o meu caso, que moro em Macapá mas ajudo na redação e organização deste blog!
Mas vamos à luta, sempre!
Em 06/04/2018 foi o poeta Antônio Moysés Neto; em 19/01/2019 foi a vez de Agnor Lincoln da Costa; no dia 03/02/2019 perdemos o reverendo Padre Sérgio Ielmeti e, logo em seguida, dia 18/02/2019 falece o acadêmico Raynon Júnior.
(Paulo Tarso Barros)
Raimundo Nonato Viana Sousa nasceu no dia 31 de agosto de 1965 em Arari, filho de Benedito de Jesus Silva Sousa e Júlia Viana Sousa. Compositor, cantor, radialista, bacharel em Teologia; pós-graduado, em nível de especialização, em comunicação radiofônica; representante comercial, líder comunitário. Estudou o ciclo do hoje chamado Ensino Fundamental no Colégio Arariense e no Ginásio Bandeirante de Santa Inês-MA; o de Ensino Médio na Escola São José, de Miranda do Norte-MA, donde saiu com o título de técnico em administração; e o de Ensino Superior na Faculdade Hokemã, em Vitória do Mearim. Participou de atividades teatrais e de cursos e treinamentos em áreas que vão da enfermagem às técnicas de vendas, de auxiliar de escritório à capacitação gerencial.
Sendo, desde 29.01.2010, membro da Academia Arariense-Vitoriense de Letras-AVL, Raynon era um arariense muito ligado a Vitória do Mearim, ocupando na referida entidade a Cadeira 33, da Seção Vitoriense, patroneada pelo padre José Lourenço Bogea, sacerdote também arariense que associou a sua vida a Vitória do Mearim, onde exerceu o paroquiato entre os anos 1830 e 1860.
Raynon Jr faleceu em 18/02/2019 em São Luis-MA, às 15h:30min, após internação hospitalar por poucos dias, aos 53 anos de idade, deixando uma legião de amigos e admiradores, mercê do seu reconhecido talento artístico e da sua proverbial cordialidade para com todos.
Nota de Pesar em face do falecimento do confrade Raimundo Nonato Viana Souza, Raynon Júnior
(Por Washington Cantanhêde)
Raynon era arariense muito ligado a Vitória do Mearim, ocupando na referida entidade a Cadeira 33, patroneada pelo Padre José Lourenço Bogea, sacerdote também arariense que associou a sua vida a Vitória do Mearim, onde exerceu o paroquiato por 35 anos, nos primeiros tempos de existência do Município de Vitória.
Tive a honra de apadrinhar a candidatura de Raynon para a referida cadeira, pertencente à Seção de Vitória do Mearim, tendo também o prazer de proferir o discurso de recepção ao novel confrade quando de sua posse na AVL, em 29.01.2010.
Sinto-me deveras triste com a partida de mais esse confrade, o terceiro que a AVL perde em um lapso de 30 dias, tanto mais quando se verifica tratar-se de pessoa ainda relativamente jovem, capaz de oferecer maiores contribuições culturais ao nosso povo, não fossem os problemas de saúde de que foi acometido há algum tempo.
Que descanse em paz o querido confrade e amigo, recebendo-o Deus em Sua morada!
Manifesto minha solidariedade à família enlutada.
...............................
Raynon Júnior no centro de São Luís |
Rainon Júnior e seus familiares |
Raynon Júnior em seu ofício de locutor |